|
Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO |
Nesta atividade apresentamos um software para construção de boxplots. |
OBJETIVOS |
O objetivo dessa atividade é permitir que o aluno construa seus próprios diagramas de caixa, para ilustrar o uso dessa ferramenta de análise em diferentes contextos de aplicação |
QUANDO USAR? |
Essa atividade complementa o estudo de boxplots, iniciado com a atividade Conhecendo o Boxplot. Junto com a atividade Faça Sua Pesquisa, o aluno poderá
realizar análise de pequenos conjuntos de dados, o que lhe proporcionará a introdução ao ambiente de pesquisas estatísticas. |
COMO USAR? |
Como ferramenta de auxílio do professor, essa atividade pode ser apresentada em sala de aula com a utilização de um datashow para ilustrar o uso do programa e também os conceitos envolvidos. Para isso, podem ser utilizados os conjuntos de dados disponíveis em boxplot.pdf. |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Embora não seja apresentado na maioria dos livros de Ensino Médio, o boxplot é um gráfico bastante simples e uma importante ferramenta de análise de dados.
Sugerimos que você, professor, introduza esse gráfico para seus alunos. Antes de usar essa atividade, mostre alguns exemplos e abra uma discussão
sobre as principais características usando a atividade
Conhecendo o Boxplot. |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/constroiboxplot/ ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet. Neste caso, não será possível o acesso a links externos.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
REFERÊNCIAS |
Bussab, W.O.; Morettin, P. A. Estatística Básica, 6a. edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. |
|