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Caro professor, caso tenha qualquer questionamento,
não hesite em nos contactar pelo e-mail:
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DESCRIÇÃO |
Esta atividade ilustra a construção de tabelas de frequência e gráficos para variáveis qualitativas, quantitativas discretas e contínuas. Através de exemplos simples, pode-se ver a construção das distribuições de frequências relativas, o efeito da alteração de valores sobre os gráficos, o agrupamento em classes e o respectivo histograma. |
OBJETIVOS |
O objetivo desta atividade é ilustrar a construção de tabelas de frequências e gráficos apropriados para representar os três tipos de variáveis. A seguir estão os temas abordados. Variáveis qualitativas: tabela de frequência (frequência simples absoluta e relativa), gráfico de colunas e gráfico de setores Variáveis quantitativas discretas: tabela de frequência (frequências simples absoluta e relativa, frequências acumuladas absoluta e relativa), gráfico de colunas Variáveis quantitativas contínuas: tabela de frequência (agrupamento em classes, frequências simples absoluta e relativa, frequências acumuladas absoluta e relativa), histograma, polígono de frequência |
QUANDO USAR? |
A abordagem do conteúdo de Análise de Dados, em geral, inicia-se com a apresentação de exemplos e conceitos básicos sobre pesquisas estatísticas (ver atividade Pesquisas Estatísticas no Dia a Dia). Como o uso de tabelas de frequências e gráficos é bastante comum na divulgação dos resultados de tais pesquisas, é recomendável que esse tópico seja apresentado em seguida, o que possibilitará ao aluno interpretar resultados de pesquisas apresentadas em sala de aula ou em jornais, revistas, periódicos, etc..
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COMO USAR? |
Como ferramenta de auxílio do professor, essa atividade pode ser apresentada em sala de aula com a utilização de um datashow para ilustrar dinamicamente os conceitos introduzidos. No entanto, é fundamental que o aluno explore a atividade por si só. Assim, ao final da apresentação de cada um dos três tipos de variável (qualitativa, quantitativa discreta e quantitativa contínua), sugerimos que você, professora ou professor, peça aos alunos que usem a atividade, seguindo algum roteiro para garantir a cobertura completa do assunto. Se for possível a utilização de um laboratório de informática, essa exploração inicial pode ser feita sob a sua supervisão, mas deve ser repetida como atividade extra-classe, quando o aluno deverá "pensar sozinho". Durante a realização da atividade extraclasse, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: A título de relaxamento, indique o quebra-cabeças e o jogo de palavras cruzadas! |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Apesar de a atividade estar separada em blocos de acordo com o tipo de variável, é importante enfatizar as semelhanças e diferenças nos três casos. Isso evita despertar no aluno um sentimento negativo bastante comum, traduzido em frases do tipo "é muita fórmula para decorar!".
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OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/distfreq/,
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | |||||||||
Como as distribuições de frequências de variáveis qualitativas são mais simples, sugerimos que você as utilize para explorar conceitos comuns aos outros tipos de variáveis. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo às especificidades à medida que você avança no conteúdo. Eis alguns pontos que merecem destaque.
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE | ||||||||||||||||||||
Sugerimos que seja feita uma discussão com os alunos após a apresentação das distribuições de frequências e seus gráficos para os três tipos de variável. Neste momento também será conveniente discutirem-se as questões colocadas no Formulário de Acompanhamento do Aluno. Eis algumas sugestões de questões para discussão em sala de aula:
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AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
Triola, M. F.
Introdução à Estatística, 10a. edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.
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