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PARTE 1

Enunciado do Problema

Queremos encaixar (inscrever) dentro de uma esfera um cilindro circular reto com o maior volume possível. Se a esfera tem 3 metros de raio, quanto deve ser x, a medida em metros do raio da base do cilindro, para que o volume V do cilindro seja o maior possível?


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x V
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x = V =


INSTRUÇÕES

Importante: o desenvolvimento desta atividade é feito através de vários exercícios que estão disponíveis no formulário de acompanhamento do aluno.

Clique e arraste o Modelo 3D para girá-lo. Para mudar a transparência da esfera, clique na janela e, então, pressione as teclas 1 (para tornar a esfera mais transparente) e 2 (para tornar a esfera mais opaca). Para ampliar ou reduzir o Modelo 3D, clique com o botão direito do mouse e, mantendo-o pressionado, arraste o mouse.

A variável x representa a medida, em metros, do raio da base do cilindro. Para alterar o valor de x, digite o número desejado no campo “x =”. Neste campo, além de números decimais, você poderá usar números em outros formatos, tais como 1/2, sqrt(5) (raiz quadrada de 5), sen(8) (seno de 8), pi (o número irracional π), etc. Multiplicações podem ser indicadas com um asterisco ou um espaço em branco (por exemplo, 2*pi ou 2 pi para indicar o número 2 π). Use parêntesis para agrupar termos (por exemplo, 3^(1/2) para indicar a raiz quadrada de 3).

Ao pressionar o botão “Calcular!”, o aplicativo fará o seguinte: (1) ele modificará o formato do desenho do cilindro para este valor de x e (2) ele calculará o volume V correspondente, marcando o par ordenado (x, V) no gráfico e acrescentando uma linha na tabela. Importante: os valores de x e de V são arredondados para 7 casas decimais.

Caso você dê um clique em uma das linhas da tabela, o aplicativo redesenhará o cilindro para o respectivo valor de x. Para reiniciar o programa, clique no botão “Reiniciar!” ou pressione a tecla F5!

Nas versões mais atuais do Firefox, do Internet Explorer e do Google Chrome, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do texto e o tamanho das figuras. Isto permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial



Creative Commons License

Responsável: Humberto José Bortolossi.
Idealização: Gilda de La Rocque Palis, Silvana Marini Rodrigues Lopes e Humberto José Bortolossi.
Programação: Humberto José Bortolossi.
Revisão: Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Anne Michelle Dysman Gomes, Carla Cristina de Lima Pracias, Dirce Uesu Pesco, Gilda de La Rocque Palis,
Humberto José Bortolossi, José Osorio de Figueiredo, Rodrigo Viana Pereira, Silvana Marini Rodrigues Lopes, Thiago Gomes Pereira, Wanderley Moura Rezende.

Biblioteca gráfica: JavaView – Interactive 3D Geometry and Visualization.
Esta atividade foi construída com o software de matemática dinâmica gratuito e multiplataforma GeoGebra.

O Problema do Cilindro Inscrito numa Esfera Versão 07/02/2011
Atualizações desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Endereço alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br/.

Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.