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DESCRIÇÃO

Esta atividade explora, através de exercícios aplicados, os conceitos de juros compostos, índices e taxas de variação.

São apresentadas quatro situações-modelo e para cada uma delas há vários conjuntos de valores. O programa seleciona aleatoriamente o conjunto de dados a ser usado.


OBJETIVOS

O objetivo desta atividade é explorar os conceitos de índices, taxas de variação e juros compostos, abordando os seguintes aspectos:

1) variação absoluta versus variação relativa

2) índice versus taxas

3) base de comparação

4) taxas simples, taxas acumuladas, taxas médias


QUANDO USAR?

Essa atividade explora conceitos fundamentais básicos de matemática financeira relacionados a juros compostos. Assim, ela deve ser usada como uma introdução ao estudo de juros simples e compostos.


COMO USAR?

Embora a seleção dos problemas seja feita aleatoriamente pelo programa, caso seja possível, esta atividade pode ser apresentada durante uma aula em um laboratório de informática. Com o auxílio de um datashow (projetor multimídia), você, professora ou professor, deve apresentar um dos problemas e discutir passo a passo a solução.

Em seguida, peça aos alunos para trabalharem, individualmente ou em duplas, em um novo problema, ainda no laboratório. No entanto, é importante que o aluno refaça a atividade individualmente como um exercício extra-classe, preenchendo um Formulário de Acompanhamento do Aluno. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):

juros-aluno.rtf.

Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página inicial da atividade através do seguinte ícone:



OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links

http://www.uff.br/cdme/juros/

http://www.cdme.im-uff.mat.br/juros/


ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet. Neste caso, não será possível o acesso aos links externos.

A atividade pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Porém, para executá-la, é preciso que o computador tenha a linguagem JAVA instalada.

A instalação da linguagem JAVA pode ser feita seguindo as orientações disponíveis no seguinte link http://www.java.com/pt_BR/.

Importante: algumas distribuições Linux vêm com o interpretador JAVA GCJ Web Plugin que não é compatível com o applet da atividade. Neste caso, recomendamos que você solicite ao responsável pelo laboratório da escola que instale o interpretador nativo da Sun, disponível no link http://www.java.com/pt_BR/.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.


DICAS

Os conceitos apresentados nessa atividade, apesar de simples, muitas vezes são erroneamente interpretados pelos alunos. Eis alguns pontos que você, professor, deve enfatizar.

1.

Explore a diferença entre o índice e a taxa de variação. O índice incorpora o valor da grandeza da base de comparação, isto é, o índice representa a grandeza original mais a variação relativa. Neste momento pode ser interessante trabalhar as atividades “Taxas e Índices” e “Razão e Porcentagem”, onde esses conceitos também são explorados de forma bastante visual.

2.

Um erro comum é o uso de taxas no cálculo de taxas acumuladas. Enfatize que não se multiplicam taxas. É necessário trabalhar com índices.

3.

Enfatize que o cálculo da taxa de juros média envolve a média geométrica dos índices mensais. Essa média geométrica resulta no índice médio e daí se obtém a taxa média. O índice da média geométrica corresponde ao número de índices simples que são multiplicados.


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, discutindo as dúvidas e salientando, mais uma vez, os principais conceitos.



REFERÊNCIAS

Farias, A. M. L.; Laurencel, L. C. Números Índices. Apostila. Departamento de Estatística. Niterói: UFF 2008 (versão para download em http://www.professores.uff.br/anafarias/numindice_2008.pdf

IBGE. Para compreender o INPC: um texto simplificado. Coordenação de Índices de Preços, 5a. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. (versão para download em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/INPC2006.pdf



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