|
Caro professor, caso tenha qualquer questionamento, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO |
Nesta atividade apresentamos um software para construção e exploração do Triângulo de Pascal. |
OBJETIVO |
O objetivo da atividade é explorar o triângulo de Pascal, desde sua construção até propriedades básicas, algumas das quais úteis no estudo da teoria dos conjuntos e das probabilidades. |
QUANDO USAR? |
Sugerimos que a atividade seja utilizada logo depois da introdução dos conceitos de análise combinatória referentes a permutações, arranjos e combinações, para que as propriedades do triângulo de Pascal possam ser apresentadas em termos dos números combinatórios. |
COMO USAR? |
Essa atividade pode ser usada em sala de aula com o auxílio de um datashow (projetor multimídia). O software permite e facilita a construção passo a passo do triângulo de Pascal, bem como a ilustração das propriedades básicas. Em sala de aula, use o software para mostrar propriedades como a relação de Stifel, os números complementares, etc. O aspecto interativo do programa certamente tornará sua aula mais dinâmica e interessante.
Sinta-se à vontade para modificá-lo ou ampliá-lo, de acordo com suas necessidades. Este formulário também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/pascal/,
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS |
Muitos alunos costumam dizer que entenderam as propriedades e, no entanto, não conseguem aplicá-las corretamente em contextos reais. Assim, é importante que você associe propriedades e definições a exemplos, para que os alunos possam fixar os conceitos. Eis algumas dicas:
Permutação, arranjo, combinação
Números complementares
|
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça aos alunos para elaborarem um resumo sobre o triângulo de Pascal, abordando suas principais características e propriedades. Recomendamos que esse texto e o questionário de acompanhamento preenchido durante a realização da atividade sejam avaliados em conjunto para identificar dúvidas ainda existentes. |
REFERÊNCIAS |
Morgado, A.C.O.; Carvalho, J.B.P.; Carvalho, P.C.P.; Fernandez, P.
Análise Combinatória e Probabilidade, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006
|
|