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DESCRIÇÃO

Nesta atividade apresentamos um software para construção e exploração do Triângulo de Pascal.


OBJETIVO

O objetivo da atividade é explorar o triângulo de Pascal, desde sua construção até propriedades básicas, algumas das quais úteis no estudo da teoria dos conjuntos e das probabilidades.


QUANDO USAR?

Sugerimos que a atividade seja utilizada logo depois da introdução dos conceitos de análise combinatória referentes a permutações, arranjos e combinações, para que as propriedades do triângulo de Pascal possam ser apresentadas em termos dos números combinatórios.


COMO USAR?

Essa atividade pode ser usada em sala de aula com o auxílio de um datashow (projetor multimídia). O software permite e facilita a construção passo a passo do triângulo de Pascal, bem como a ilustração das propriedades básicas. Em sala de aula, use o software para mostrar propriedades como a relação de Stifel, os números complementares, etc. O aspecto interativo do programa certamente tornará sua aula mais dinâmica e interessante.

Como atividade extraclasse, peça aos seus alunos que estudem as propriedades apresentadas através das animações dadas ao final do programa e tentem reproduzir todas elas com auxílo do programa. Durante a realização da atividade extraclasse, é fundamental que o aluno preencha o seguinte questionário de acompanhamento:

pascal-aluno-br.rtf.

Sinta-se à vontade para modificá-lo ou ampliá-lo, de acordo com suas necessidades.

Este formulário também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone:


OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links

http://www.uff.br/cdme/pascal/,

http://www.cdme.im-uff.mat.br/pascal/


ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet. Neste caso, não será possível o acesso aos links externos.

A atividade pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Porém, para executá-la, é preciso que o computador tenha a linguagem JAVA instalada.

A instalação da linguagem JAVA pode ser feita seguindo as orientações disponíveis no seguinte link http://www.java.com/pt_BR/.

Importante: algumas distribuições Linux vêm com o interpretador JAVA GCJ Web Plugin que não é compatível com o applet da atividade. Neste caso, recomendamos que você solicite ao responsável pelo laboratório da escola que instale o interpretador nativo da Sun, disponível no link http://www.java.com/pt_BR/.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.


DICAS

Muitos alunos costumam dizer que entenderam as propriedades e, no entanto, não conseguem aplicá-las corretamente em contextos reais. Assim, é importante que você associe propriedades e definições a exemplos, para que os alunos possam fixar os conceitos. Eis algumas dicas:

Permutação, arranjo, combinação
É comum iniciar-se o ensino dos métodos de contagem pelas permutações, como consequência direta do princípio fundamental da multiplicação. Em seguida, passamos para arranjos, que nada mais são que permutações de k elementos tirados dentre n. Mas se perguntamos aos alunos se, na permutação, a ordem importa, é muito comum obtermos a resposta NÃO! Associe o conceito de permutação (e, por conseguinte, o de arranjo) a filas - filas de cinema, filas de banco, filas de supermercado. É sempre bom estar na frente em uma fila, certo? Então, a ordem importa, sim!

Para introduzir o conceito de combinação, comece listando todos os 60 arranjos de 3 elementos retirados entre 5. Denote por A, B, C, D, E esses elementos e comece com os 6 arranjos que envolvem os elementos A, B, C; depois passe para os 6 que envolvem A, B, D. Prossiga com mais alguns subconjuntos. Lance a pergunta: e se tivéssemos interessados em subconjuntos de 3 elementos? Instigue os alunos a pensarem: faz diferença o subconjunto ABC ou o subconjunto BCA? Ou ACB? A partir daí, chegue na fórmula da combinação, dividindo a fórmula do arranjo de 3 dentre 5 pelo número de permutações dos elementos envolvidos, que é 3! . Enfatize a associação com subconjuntos, em que a ordem dos elementos não importa. Use o triângulo de Pascal para mostrar os números combinatórios.

Números complementares
Peça aos alunos para calcularem o número de maneiras de se obterem 3 caras em 5 lançamentos de uma moeda. Depois peça para eles calcularem o número de maneiras de se obterem 2 coroas em 5 lançamentos. Mostre que, controlando as maneiras de saírem 3 caras, estamos automaticamente controlando o número de maneiras de saírem 2 coroas. Logo, podemos pensar nesses dois resultados como eventos equivalentes, que levam à igualdade dos números complementares: "combinação de três dentre cinco é igual à combinação de dois dentre cinco".


AVALIAÇÃO

Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça aos alunos para elaborarem um resumo sobre o triângulo de Pascal, abordando suas principais características e propriedades. Recomendamos que esse texto e o questionário de acompanhamento preenchido durante a realização da atividade sejam avaliados em conjunto para identificar dúvidas ainda existentes.


REFERÊNCIAS

Morgado, A.C.O.; Carvalho, J.B.P.; Carvalho, P.C.P.; Fernandez, P. Análise Combinatória e Probabilidade, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006

Hazzan, S. Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória, Probabilidade - vol. 5, 7a. edição. São Paulo: Atual Editora, 2004.

Julianelli, J.R.; Dassie, B.A.; Lima, M.L.A.; Sá, I.P. Curso de Análise Combinatória e Probabilidade - Aprendendo com a resolução de problemas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

Iezzi, G.; Dolce, O.; Degenszjan, D.; Périgo, R.; Almeida, N. Matemática - Ciência e Aplicações, 4a. edição. São Paulo: Editora Atual, 2006.


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