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ATIVIDADE 1
Modelando Paralelogramos

Para realizar as atividades você vai precisar do Artefato Modelador de Paralelogramos.

  • Foto do acervo do LEG.
Saiba que cada quadradinho da rede quadriculada do artefato tem medida unitária. Isto é, cada quadradinho tem uma unidade de comprimento de lado e uma unidade de área, indicada por 1(□).

a) Pegue o artefato modelador de paralelogramos e conte quantos quadradinhos, ou parte deles, são contornados pelo retângulo que se apresenta sobre ele.

b) Tente relacionar as medidas indicadas por A e B, com a medida do lado de um quadradinho.

c) Agora, relacione o número de quadradinhos que você encontrou aos valores de A e B. Você é capaz de encontrar a área da figura retangular, considerando (□) como uma unidade de área?

d) Observe que se você chamar de A’ a área do retângulo, então

A’ = A x B (□)

e) Agora, empurre o par de canudos ao longo do arame e obtenha uma outra figura com forma de paralelogramo. Conte quantos quadradinhos, ou parte destes, são contornados por esta nova figura. Relacione este número de quadradinhos aos valores de A e B. Qual é a área da nova figura?

f) Observe que se você considerar A’’ a área do novo paralelogramo, então

A’’ = A x B (□)

g) Você acha que esta relação é válida para outros paralelogramos? Movimente os canudos para obter outras figuras com forma de paralelogramo, anote e observe os valores das áreas das novas figuras obtidas.

Se quiser verificar as suas conclusões, na animação eletrônica ao lado, clique com o mouse sobre o círculo verde e arraste-o sobre o segmento de reta.

  • Invariância das Áreas dos Paralelogramos em
    Função das Medidas das Bases e das Alturas

    Perceba que todos os paralelogramos, com o mesmo valor para a base e com mesma medida de altura, possuem o mesmo valor para a área, apesar de não terem a mesma forma.

    Você saberia dizer por que as áreas dos paralelogramos permanecem constantes?

    Você deve ter observado que a invariância das medidas das bases e das alturas é que leva às áreas permanecerem as mesmas.

     


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Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
Programação:
 
Erick Baptista Passos e Manoel Mariano Siqueira Junior.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Luana Sá de Azevedo.

Elaborado no LEG - Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense.

Polígonos Equivalentes Versão 20/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.
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