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Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO |
Nesta atividade apresentamos um software interativo que permite visualizar e estudar as projeções ortogonais nos três planos coordenados (xy, xz e yz) de uma variedade de objetos no espaço (pontos, curvas e poliedros). Ao se girar o objeto, suas projeções ortogonais são automaticamente atualizadas. Para o caso de poliedros, o software permite ainda exibir os segmentos que unem os vértices do poliedro com suas projeções ortogonais. |
OBJETIVOS |
Exercitar visualização espacial; estimular a compreensão das projeções ortogonais e de suas propriedades; oferecer um ambiente no qual o aluno pode explorar as relações entre objetos geométricos tridimensionais e suas projeções bidimensionais, fazer e testar conjecturas sobre eles, e resolver problemas envolvendo-os. |
QUANDO USAR? |
Sugerimos que a atividade seja usada quando da apresentação da teoria das projeções ortogonais em geometria espacial. |
COMO USAR? | ||||||
Decidir como usar o computador é uma questão que depende de alguns fatores: número de alunos na turma, número de computadores disponíveis no laboratório de informática e tempo disponível em sala de aula. Em virtude disto, vamos sugerir três estratégias de uso desta atividade:
Principalmente nas modalidades 1 e 3, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: As respostas dos questionamentos propostos neste formulário não estão incluídas com a atividade, mas elas podem ser solicitadas através do e-mail conteudosdigitais@im.uff.br. |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Relatos de experiências (comprovados em nossos testes) mostram que
os alunos têm forte resistência em preencher o formulário de acompanhamento.
Mais ainda: estes relatos mostram que, frequentemente, os alunos conseguem
argumentar corretamente de forma verbal,
mas enfrentam dificuldades ao fazer o registro escrito de
suas ideias.
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OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através do link
http://www.uff.br/cdme/pro/
(endereço alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br/pro/).
Se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | ||||||
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Sugerimos fortemente que seja feita uma discussão com os alunos após a realização da tarefa. Se você optou por levá-los ao laboratório, isto pode ser feito no próprio laboratório, logo após o término da atividade. Se você optou por um exercício extraclasse, a discussão pode ser feita quando da devolução do questionário. Esta discussão pode incluir as diferentes estratégias de solução dos exercícios adotada por cada aluno, a comparação das respostas dos alunos, as dificuldades encontradas na realização dos exercícios, a ênfase em propriedades e resultados importantes, as informações suplementares, etc. |
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
Andersen, K.
The Geometry of An Art – The History of The Mathematical Theory of Perspective from Alberti to Monge.
Springer-Verlag, 2007.
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