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Caro professor, caso tenha qualquer questionamento,
não hesite em nos contactar pelo e-mail:
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DESCRIÇÃO |
Esta atividade explora propriedades básicas de eventos aleatórios e suas probabilidades através do experimento aleatório que consiste em sortear uma pessoa de um grupo de 28 meninas e meninos. Os eventos são definidos em termos do sexo da pessoa sorteada e das características das peças de vestuário. |
OBJETIVOS |
O objetivo desta atividade é desenvolver no aluno a capacidade de |
QUANDO USAR? |
Como são utilizados um espaço amostral equiprovável e operações básicas com eventos, essa atividade pode ser usada logo depois da introdução do conceito de probabilidade clássica, que se baseia em eventos simples equiprováveis. |
COMO USAR? |
Essa atividade pode e deve ser usada em sala de aula com o auxílio de um datashow (projetor multimídia). Nesse caso, você, professora ou professor, deve apresentar cada uma das questões e discutir com os alunos como resolvê-la, antes de apresentar a solução. Durante a realização da atividade extraclasse, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Apesar de o experimento aleatório utilizado na atividade ser simples, de fácil compreensão, é comum os alunos terem dificuldade na definição de alguns eventos ou operações. Embora decorem que interseção significa "e" e união significa "ou", muitas vezes eles não sabem identificar os elementos de uma interseção ou de uma união. É comum também haver dificuldade na "tradução do português para matemática" e vice-versa. Use essa atividade para explorar esses aspectos. |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/prob-bonecos/,
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | |||||||
Eis algumas sugestões de pontos que você deve abordar em sua aula, uma vez que, em geral, resultam em erros dos alunos.
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, chamando atenção para a formalização das soluções e as propriedades envolvidas. |
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
Morgado, A.C.O.; Carvalho, J.B.P.; Carvalho, P.C.P.; Fernandez, P.
Análise Combinatória e Probabilidade, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006
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