No jogo abaixo, você deve identificar um objeto que está parcialmente invisível: apenas a interseção do objeto com o plano azul (a curva em vermelho) é exibida. Você pode alterar a altura do plano usando o controle deslizante do software. Recomendamos fortemente que, antes de começar o jogo, você veja quais são os objetos que podem aparecer e uma animação ensinando como usar o programa (em uma nava janela/guia). Importante: um mesmo objeto pode aparecer mais de uma vez no jogo, em posições diferentes. Para jogar novamente, pressione o botão “Atualizar” do seu navegador.


[ Comandos Básicos do Software ]
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INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Segundo a Enciclopédia Britânica, a tomografia computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que usa a emissão de um feixe de raios-X de baixa intensidade que atravessa o corpo em um único plano em diferentes posições. Ela foi concebida por William Oldendorf e desenvolvida independentemente por Godfrey Newbold Hounsfield e Allan MacLeod Cormack, que compartilharam um Prêmio Nobel 1979 por suas invenções. Sendo um grande avanço na tecnologia da imagem, tornou-se disponível no início dos anos 1970. Detectores registram a intensidade de saída dos raios-X, esta informação é então processada por um computador que produz uma imagem detalhada de uma seção transversal plana do corpo. Uma série de tais imagens em planos paralelos ou em torno de um eixo podem mostrar a localização de anormalidades (especialmente tumores e outras massas) de forma mais precisa que imagens convencionais de raios-X.

Tomógrafo
Um tomógrafo.
    Tomografia de um crânio
Tomografia de uma cabeça humana.

PROTOTIPAGEM RÁPIDA: IMPRESSORAS 3D

A prototipagem rápida é um processo utilizado para a fabricação de objetos concretos tridimensionais a partir das informações geométricas de um modelo virtual em computador. Esse processo consiste em adicionar material na forma de camadas planas sucessivas, possibilitando a fabricação de peças complexas sem a necessidade de moldes e ferramentas. Suas aplicações incluem a confecção de maquetes, próteses e peças mecânicas. É a prototipagem rápida que fornece a tecnologia para a construção de impressoras 3D. Clique na figura abaixo para ver um vídeo do YouTube mostrando a Impressora 3D ZPrinter 310 em ação. Você precisa estar conectado na internet para assisti-lo.


SEÇÕES DO CUBO

As fotos abaixo ilustram alguns materiais concretos que podem ser usados para explorar as seções planas do cubo. Elas fazem parte do acervo do site MateMatita (Centro Interuniversitario di Ricerca per la Comunicazione e l'Apprendimento Informale della Matematica), que tem por objetivo principal conceber, desenvolver e promover materiais para a divulgação da matemática (tais como exposições, livros, revistas e conteúdos multimídia) e estudar como eles influenciam alunos e o público em geral.

Seções do cubo       Seções do cubo       Seções do cubo



Creative Commons License

Responsável: Humberto José Bortolossi.
Idealização e Programação: João Júlio Dias Bastos Queiroz e Humberto José Bortolossi.
Revisão: João Júlio Dias Bastos Queiroz e Humberto José Bortolossi.
Biblioteca gráfica: JavaView – Interactive 3D Geometry and Visualization.

O Jogo da Tomografia Versão 29/05/2009
Atualizações desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Endereço alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br/.

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