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ATIVIDADE 1

Conhecendo uma Razão Trigonométrica:
Seno de um Ângulo Agudo

Para realizar as atividades que se seguem você vai precisar de régua, transferidor e do Conjunto de Triângulos Retângulos.

Observe os triângulos desenhados e as tabelas.
 
TABELA 1   Imprima as tabelas para preencher.   TABELA 2
 

Menor Ângulo Agudo

Cateto Oposto ao Menor Ângulo Agudo
(comaa)

Hipotenusa
(hip)

comaa
hip

  Maior Ângulo Agudo

Cateto Oposto ao Maior Ângulo Agudo
(COMAA)

Hipotenusa
(hip)

COMAA
hip

1.                  
2.                  
3.                  
4. 30º 4,6 9,2 0,5   60º 8,0 9,2 0,869
5. 30º 5,4 10,9 0,495   60º 9,5 10,9 0,872
6. 30º 6,8 13,7 0,496   60º 11,9 13,7 0,869
7.                  
8.                  
9.                  

a) Observe a tabela 1 e escolha um dos desenhos de triângulo retângulo. Meça o tamanho do menor ângulo agudo. Meça o tamanho do cateto oposto a esse ângulo e o da hipotenusa. Coloque essas medidas na tabela 1.

b) Divida a medida do cateto pela da hipotenusa e coloque o resultado na tabela 1.

c) Repita os procedimentos para os outros triângulos retângulos.

d) Na tabela 1, escolha um par de triângulos que tenham os menores ângulos agudos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes a esses dois triângulos?

e) Ainda na tabela 1, escolha outro par de triângulos com lados diferentes, mas com os mesmos ângulos. O que você observa na tabela? Você acha que isto ocorre para qualquer par de triângulos retângulos com ângulos iguais e lados diferentes?

f) Em um dos desenhos, meça o tamanho do maior ângulo agudo. Meça o tamanho do cateto oposto a esse ângulo agudo e o da hipotenusa. Divida a medida do cateto pela da hipotenusa. Coloque todos os valores na tabela 2.

g) Repita os procedimentos para os demais triângulos retângulos, colocando os resultados na tabela 2.

  • TABELA 1   TABELA 2
     

    Menor Ângulo Agudo

    Cateto Oposto ao Menor Ângulo Agudo
    (comaa)

    Hipotenusa
    (hip)

    comaa
    hip

      Maior Ângulo Agudo

    Cateto Oposto ao Maior Ângulo Agudo
    (COMAA)

    Hipotenusa
    (hip)

    COMAA
    hip

    1. 20o 3,6 10,4 0,346   70o 9,7 10,4 0,933
    2. 20o 4,3 12,7 0,339   70o 11,9 12,7 0,937
    3. 20o 5,0 14,4 0,347   70o 13,5 14,4 0,938
    4. 30º 4,6 9,2 0,5   60º 8,0 9,2 0,869
    5. 30º 5,4 10,9 0,495   60º 9,5 10,9 0,872
    6. 30º 6,8 13,7 0,496   60º 11,9 13,7 0,869
    7. 45o 8,3 11,7 0,709   45o 8,3 11,7 0,709
    8. 45o 10,0 14,1 0,709   45o 10,0 14,1 0,709
    9. 45o 12,6 17,8 0,708   45o 12,6 17,8 0,708

h) Tome um par de triângulos que tenham os maiores ângulos agudos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes a esses dois triângulos?

i) Escolha outro par de triângulos com tamanhos dos lados diferentes, mas com os ângulos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes aos dois triângulos? Você acha que isto ocorre para qualquer par de triângulos retângulos com ângulos agudos iguais e lados diferentes?

j) Escolha uma medida de ângulo agudo e desenhe dois triângulos retângulos com medidas de lados diferentes, porém com um dos ângulos tendo a medida escolhida. Chame este ângulo de Â. Para cada um dos triângulos desenhados, calcule, razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo  e a da hipotenusa. O que você observa?

Constatando Regularidades:
Seno de um Ângulo Agudo


Você deve ter observado que, a menos de uma pequena variação nos valores calculados devida às medidas feitas com a régua, em um triângulo retângulo, a razão entre a medida do cateto oposto a um ângulo agudo e a da hipotenusa é constante, independentemente do tamanho dos lados do triângulo.

Essa razão é chamada de seno do angulo agudo.

Em Trigonometria, um triângulo retângulo como o do desenho, no qual BC é o cateto oposto ao ângulo A, AB é o cateto oposto ao ângulo C e AC é a hipotenusa, então indica-se como:

  • seno do ângulo A à razão BC/AC ou sen A = BC/AC;


  • seno do ângulo C à razão AB/AC ou sen C = AB/AC.

  • Você acha que existem outras razões trigonométricas, tomando-se dois dos três lados do triângulo?


    Agora refaça esta atividade em um experimento eletrônico.

               


    Creative Commons License


    Responsável:
     
    Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
    Idealização:
     
    Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
    Programação:
     
    Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão.
    Revisão:
     
    Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior.

    Trigonometria Versão 20/03/2010
    Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
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