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Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO |
Visualizar é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento do aluno com relação aos conceitos da geometria espacial. Nesta atividade propomos um jogo interativo para exercitar visualização tridimensional em caráter interdisciplinar com a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa. |
OBJETIVOS |
Exercitar visualização espacial; apresentar os eixos e planos coordenados como instrumentos de orientação no espaço; investigar questões de permutações, simetria e projeções ortogonais. |
QUANDO USAR? |
Sugerimos que a atividade seja usada quando da apresentação do conceito de perpendicularidade entre retas e planos e do conceito de projeção ortogonal. |
COMO USAR? | ||||||
Decidir como usar o computador é uma questão que depende de alguns fatores: número de alunos na turma, número de computadores disponíveis no laboratório de informática e tempo disponível em sala de aula. Em virtude disto, vamos sugerir três estratégias de uso desta atividade:
Principalmente nas modalidades 1 e 3, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Esta atividade oferece uma situação didática a partir da qual
o professor poderá descobrir os conhecimentos prévios, esquemas mentais, equívocos
e intuições dos seus estudantes. O sistema de pontuação inibe uma abordagem
“tentativa e erro”. De fato, em nossos testes, pudemos observar
que inicialmente o aluno manipula os controles da atividade para
estudar a situação (como em um experimento) mas, gradativamente, vai
criando estratégias para resolver os desafios seguintes.
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OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando um navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+), através do link
http://www.uff.br/cdme/triplets/
(endereço alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br/triplets/).
Se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | ||||
Nos vários testes que realizamos com esta atividade, identificamos dois comportamentos que merecem atenção:
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE | ||||||||
Sugerimos fortemente que seja feita uma discussão com os alunos após a realização da tarefa. Se você optou por levá-los ao laboratório, isto pode ser feito no próprio laboratório, logo após o término da atividade. Se você optou por um exercício extraclasse, a discussão pode ser feita quando da devolução do questionário. Aqui estão algumas sugestões de questões para discussão em sala de aula:
Outra questão interessante que pode ser abordada em sala de aula é sobre
a construção de uma trip-let.
É possível construí-la com material concreto?
É possível construí-la para qualquer escolha de 3 letras?
Observe então que, dependendo da escolha das 3 letras, não será possível construir uma trip-let seguindo este algoritmo. Por exemplo, não é possível construir uma trip-let para a palavra XIS. Ao se “cortar” as letras X e I em dois pares de faces opostas, o par restante fica automaticamente com a letra I, a partir da qual não é possível se obter a letra S. |
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
Gardner, M.
The Cork Plug.
Chapter 5 in
The Second Scientific American Book of Puzzles & Diversions: A New Selection.
New York: Simon and Schuster, pp. 52-59, 1961.
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