Role a página
FACILITANDO O ENSINO DA TRIGONOMETRIA

Você saberia como medir objetos muito altos e de difícil acesso?

Você conhece alguma maneira de se fazer medidas indiretas e de calcular alturas?

Você sabia que, na área de engenharia civil, quando os engenheiros planejam a construção de uma rampa ou de uma escada, eles precisam seguir normas preestabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? Sabia que estas normas são muito importantes para a população, principalmente para que permitam o acesso de cadeirantes?

 
Você sabia que existem outras normas, também indicadas pela ABNT, que tratam de situações técnicas envolvendo a construção de vias urbanas e relacionadas ao melhor acesso de veículos? Sabia que também existem normas para o melhor escoamento das águas das chuvas e que envolvem a construção de telhados?

Essas situações da vida real que aparentemente nada têm entre si, no entanto, se relacionam por meio de vários conceitos da Matemática, na área chamada de Trigonometria.

Trigonometria é uma palavra grega composta pelos termos “trigono” (triângulo) e “metria” (medida) e nela se estuda as relações entre as medidas dos ângulos e dos lados dos triângulos.

Se quiser compreender como são algumas destas relações,  faça as atividades a seguir.

Para realizá-las, você vai precisar de um Conjunto Triângulos Retângulos (desenhados sobre uma folha de papel) e dois tipos de aparelhos artesanais: Teodolito de Indicação Direta e Teodolito do Ângulo Congruente.

 
Veja como desenhar e construir esses materiais.
Conjunto de Triângulos Retângulos.
  •  PARA VOCÊ CONSTRUIR OU LEVAR PARA A SALA DE AULA!!!

    Teodolito de Indicação Direta e o Teodolito do Ângulo Congruente

    Material necessário: 1 folha de papel-cartão; 0,5m2 de plástico adesivo; dois canudos de plástico rígido com cerca de 0,5cm de diâmetro e 12cm de comprimento, um alfinete, uma moeda pequena ou um chumbinho do tipo usado em pescaria, tesoura e fita adesiva.

    Procedimento: no papel-cartão recorte um retângulo com cerca de 12cmx10cm, ou se preferir, recorte uma bandeirinha com essas medidas e com uma haste de 3cmx10cm.

    Desenhe uma quarta parte de uma circunferência, com a indicação de um transferidor com a graduação de medida até 90o, como indicado em cada esquema. Recubra com plástico adesivo.

    Para o Teodolito de Indicação Direta, prenda o canudo por meio de um único alfinete, como indicado no esquema, de modo que ele possa mover-se ao longo da escala graduada.

    Para o Teodolito do Ângulo Congruente, prenda o canudo ao longo de toda a extensão da placa, por meio de fita adesiva. Pendure uma linha resistente no ponto A, como representado no esquema e ponha um peso na extremidade da linha (chumbinho ou moeda).

    Teodolitos Artesanais

    Teodolito de Indicação Direta

    Teodolito do Ângulo Congruente
    Fotos do acervo do LEG.

Quer saber como tudo isso pode ser interligado? Clique no botão Atividades.

     


Creative Commons License


Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
Programação:
 
Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior.

Trigonometria Versão 20/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.

Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.